sexta-feira, 22 de abril de 2011

TERMINAL MARÍTIMO - NORMAN FOSTER

Terminal marítimo com 70 metros de extensão é mais novo projeto de Norman Foster

Um terminal de cruzeiros com 70 metros de comprimento e volumetria naval é o mais novo projeto de Norman Foster a ter construção iniciada neste mês, desta vez em Hong Kong, na China. Trata-se do Terminal de Cruzeiros de Kai Tak, que ocupará o local do antigo aeroporto da cidade. A construção deverá se tornar um dos principais terminais marítimos de passageiros do planeta e um dos principais locais de lazer da cidade.
Com planta retangular, o terminal está organizado em três pavimentos principais, pontuado por quatro átrios que distribuem luz natural para todo o prédio. A volumetria é marcada por um calçadão que sobe como uma passarela para dentro do terminal, definindo um imenso terraço público, que deverá estar aberto à toda população e ser utilizado para eventos 24 horas. O terminal terá capacidade para desembarque de 8,4 mil passageiros e 1,2 mil tripulantes. Com 70 metros de comprimento, o edifício tem planta multifuncional – além do teraço, o saguão de confluência poderá ser convertido em espaço para eventos e exposições. Além disso, o local terá lojas e restaurantes.

A proposta de Foster prevê, ainda, a geração de energia proveniente de placas fotovoltáicas e o uso de água da chuva reciclada para refrigeração. "O terminal irá estabelecer Hong Kong como um principais destinos de cruzeiros da Ásia e, juntamente com o West Kowloon Cultural District, irá reforçar ainda mais a posição da cidade como um centro de turismo e cultural", conclui Mouzhan Majidi, diretor executivo do escritório Foster + Partners.

__________________________________ Veja mais:www.fosterandpartners.com Imagens: Foster + Partners

Nenhum comentário:

Postar um comentário